“Quando você ama uma pessoa, você não se concentra nos defeitos dela, mas se esforça para ver a pessoa que ela está tentando se tornar.” — Aaron.
Perdoar significa esquecer uma coisa ruim que alguém disse ou fez e deixar pra lá o ressentimento. Mas isso não significa que você precisa fingir que nada aconteceu ou que aquilo que a pessoa fez não foi tão grave assim.
Guardar ressentimento pode fazer mal à sua saúde, tanto a do corpo como a da mente. Aceitar um pedido de desculpas por algo ruim que alguém fez é uma provação para muita gente. Alguns até querem passar uma borracha por cima da questão, mas não sabem muito bem como. Outros resistem a perdoar enquanto vão acumulando mágoa e ressentimento, o que afeta relacionamentos amorosos e familiares e até mesmo a qualidade de vida.
É fácil perdoar quando os dois estão errados. Mas é muito difícil fazer isso quando parece que apenas o outro errou. Nesse caso, aceitar um pedido de desculpas e perdoar exige muita humildade.
A falta de perdão é como um veneno: nos tira a alegria e nos impede de viver a vida abundante que Deus quer que nós vivamos. Por isso, peça a Deus para te ajudar a perdoar, e lembre:
Perdoar não é esquecer.
A mesma situação pode ter que ser perdoada várias vezes
Não existem pessoas que não merecem perdão
Perdoar não significa que você tem que se reconciliar com o outro
A outra pessoa não precisa de pedir perdão para você perdoar
Você não precisa lidar com o perdão sozinho