A situação não é tão simples assim para os pais

Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavirus, os pais terão que ser criativos e criar rotinas de estudos. Algumas dúvidas e dificuldades surgem nos pais. Crianças demandam mais dos pais em tempos de crise e estresse. Procure reservar um lugar para estudo adequado para seu filho em casa. Aproveite está oportunidade para estreitar os laços com o seu filho, lembrando que não é férias.

A rotina deve ser igual do seu dia a dia. Respeitando o horário que o seu filho ia para escola normalmente. Caso estude pela manhã, então deverá ser reservado no período matutino um espaço adequado para as atividades escolares.

A rotina diária do seu filho precisa ser mantida dentro do possível. Caso o seu filho fique em casa, crie novas rotinas com atividades que envolvam aprendizagem. Encoraje o seu filho a continuar a brincar e socializar mesmo que dentro do grupo familiar, quando o distanciamento social for necessário.

No entanto, a situação não é tão simples assim para muitos responsáveis pelas crianças.

È muito importante que esclareça as dúvidas do seu filho. Se atenha apenas a dúvida do seu filho, sem acrescentar mais informação, pois ela nem sempre pode estar pronta para recebê-la. Encontre formas de seu filho expressar o medo e as dúvidas sobre o coronavirus. Devemos encarar o tema com seriedade. Se os pais passam a dar atenção desnecessária ao problema, isso pode aumentar o medo e a insegurança. Os pais devem estimular seu filho a expressar sentimentos que podem ser despertados pela pandemia, como medo e tristeza. Para facilitar esse processo, recorra a brincadeiras ou desenhos.

Converse sobre o vírus com seu filho em linguagem apropriada à idade. Abordar as preocupações delas pode aliviar a ansiedade. Exponha fatos sobre o que está acontecendo e explique a situação com informações claras sobre como reduzir os riscos de infecção. Crianças observam os comportamentos e emoções dos adultos como exemplo para lidar com as próprias emoções em momentos difíceis.

Deixe um comentário