Trata-se de uma abordagem direta, breve, focada no problema atual do paciente. É voltada para a ação e resolução dos problemas.
A TCC é um tipo de psicoterapia que trabalha a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Baseia-se na ideia de que a percepção que temos de uma determinada ocorrência é o que determina como vamos nos sentir e reagir a ela
Por exemplo: se você acha que tem problemas de autoestima, um terapeuta especializado na TCC pode ajudar a identificar os padrões de pensamentos nocivos que contribuem com o problema, como pensar e falar mal de si mesmo. Esse profissional também pode ajudar você a conhecer novas formas de pensar e se comportar de modo a ser mais feliz e saudável.
A TCC produz efeitos bem rápidos porque combina mudanças de pensamento, com mudança de emoções e produz comportamentos mais adequados para a realidade do paciente. Ela é profunda, porém muito direta, envolvendo bastante a contribuição do paciente.
A TCC é indicada e muito útil para diversos problemas, quando seus pensamentos automáticos são sempre negativos, desencadeando uma série de fatores como:
TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Ansiedade generalizada, Transtorno de pânico, Ansiedade Social, Transtornos alimentares, Transtornos de personalidade, Transtorno bipolar, depressão e distúrbios de sono. Até quem te dores crônicas por ser beneficiado. Sua eficácia tem tido grande comprovação científica e se aplica a maioria dos problemas do viver, tanto para crianças e adolescentes, como adultos ou casais.
A TCC é um tratamento bastante comum para quem sofre de estresse pós-traumático. Outros tipos de tratamento incluem a terapia de exposição, na qual o paciente fala dos traumas repetidamente para aprender a superá-los, e a dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares (DRMO), na qual o terapeuta foca em estímulos corporais enquanto pensa ou fala sobre as lembranças traumáticas.