ELOGIE SUAS CONQUISTAS

A vida das crianças é cheia de realizações. Cada descoberta é um evento significativo e influencia diretamente na maneira como percebem o mundo e a si mesmas. Quando o assunto é elogiar os filhos, as opiniões são diversas.

Alguns pais pensam que elogiar os filhos excessivamente pode fazer com que eles fiquem mimados, enquanto outros pensam que deve-se elevar a auto estima da criança sempre que possível.

Para que nossos filhos evoluam constantemente e alcancem novas conquistas, é preciso que sejam criados da maneira correta.

Mas cuidado elogiar demais pode ter efeitos negativos. O excesso ou desnecessariamente não é recomendado, pois pode fazer com que esse ato perca a importância, ou que o pequeno não acredite que seja algo espontâneo ou sincero.

Mesmo quando os filhos não merecem elogios, alguns pais os elogiam o tempo todo na tentativa de elevar a autoestima deles.

Elogie o esforço, não apenas o talento. As crianças são espertas o suficiente para perceber o exagero e concluir que os pais não estão sendo sinceros. Elas sabem quando o elogio não é merecido e talvez concluam que os pais não são dignos de confiança.

É melhor dizer ao seu filho “Parabéns! Você caprichou nesse desenho” do que dizer “Você nasceu para ser artista”. As duas frases servem de elogio, mas a segunda poderia dar a entender que seu filho será bom somente em atividades que dependem de habilidades naturais.

Quando você elogia o esforço, ensina ao seu filho que as habilidades podem ser desenvolvidas com a prática. Assim, ele poderá enfrentar outros desafios com mais confiança.

Elogiar habilidades é bom. Quando for elogiar seu filho, procure enaltecer seus feitos, e não suas qualidades. Isso vai ter um impacto positivo nas realizações da criança, que vai sentir orgulho de si mesma.

Imagine que seu filho tenha um talento natural para desenho. É claro que você vai elogiá-lo por isso, o que o motivará a desenvolver ainda mais esse talento. Mas fazer isso pode ter um lado negativo. Elogiar apenas talentos naturais pode levar seu filho a pensar que só vale a pena se empenhar por atividades que ele acha fáceis. Talvez até evite novos desafios com medo de fracassar. Pode ser que pense: ‘Isso exige esforço, não é para mim. É melhor nem tentar.’

Elogiar o esforço é melhor. Através da exaltação dos esforços e conquistas de seu filho, ele vai perceber que pode sempre ir além e está sempre melhorando.

Crianças que são elogiadas por seu esforço e perseverança, em vez de simplesmente pelos talentos, entendem uma verdade fundamental: adquirir habilidades exige paciência e esforço.

Sabendo disso, fazem o empenho necessário para alcançar os resultados desejados. Mesmo quando falham, não veem a si mesmas como fracassadas, mas como aprendizes.

O importante é elogiar seu filho de forma espontânea, exaltando seus feitos, mas sempre mostrando que é possível melhorar, e que ele não precisa ser perfeito para ser bom.

Deixe um comentário