ESTEJA DISPONÍVEL

Esteja disponível quando seus filhos quiserem conversar. Mantenha as linhas de comunicação abertas. Preste atenção quando seus filhos estão falando. Seja paciente. Ter tempo para o relacionamento com os filhos é essencial.

Muitos chefes de família acham que ser um bom pai significa simplesmente trazer um salário adequado para casa. Mas isso é apenas parte da responsabilidade do pai.

A verdade é que os filhos não avaliam o pai por seu salário ou pelo preço dos presentes que ele lhes dá. Em vez disso, o que os filhos querem mesmo — muito mais do que presentes — é o amor, o tempo e a atenção do pai. É isso o que realmente importa para eles.

Para muitas mães hoje, trabalhar fora para ajudar a sustentar a família é um grande desafio. Todo mundo é muito ocupado, mas o que as crianças precisam mais do que qualquer outra coisa são o contato e conexão com os pais ou principais cuidadores.

Muitos pais até se dão conta de que dedicam muito pouco tempo e atenção aos filhos. É evidente que não é fácil dar aos filhos o que eles mais precisam, ou seja, amor, tempo e atenção. De fato, um dos primeiros passos para se tornar bons pais é reconhecer que tipo de pais os filhos precisam.

Os filhos precisam de pais que os ame, apoie e que faça o que puder para ajudá-los a se tornar adultos responsáveis e dignos de confiança. Apesar de se aperceber que está negligenciando os filhos, muitas vezes os pais não sabe o que fazer por eles.

Não é difícil ser um bom pai ou mãe, mas é impossível ser um bom pai ou mãe o tempo todo. Devemos nos esforçar para sermos bons o máximo possível na maior parte do tempo possível — em outras palavras, estar disponível ao filho.

Para as crianças se tornem adultos responsáveis e bem-ajustados em sentido emocional, às crianças precisam passar muito tempo de qualidade com os pais. Assim, seria bom que os pais que estão sempre cansados demais para dar atenção aos filhos — por tentarem manter um padrão de vida elevado demais — avaliassem o custo para os filhos e para si mesmo.

Deixe um comentário