Hoje recebi uma mensagem de uma mãe desesperada. Minha filha mentiu hoje, foi grave. O que faço? Não sei como devo agir.
A criança tem apenas 08 anos, a mãe conta: ela estava na casa da vizinha e contou para a vizinha que dorme com fome e que meu marido bate nela. Isto nunca aconteceu, relata a mãe.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Toda mentira é errada. Algumas mentiras, porém, são mais sérias que outras. Se seu filho mentiu, leve em conta a idade dele e o motivo de ele ter feito isso.
A criança a partir dos 07 anos chega à idade escolar – e, com ela, um novo passo para a mentira: agora, a criança consegue manter sua história sem se contradizer. Isso revela uma nova capacidade importantíssima da mente da criança. Ao mesmo tempo em que planeja e memoriza uma versão mentirosa, consegue manter-se atenta e inibir pensamentos que sejam contrários a essa versão.
Mentira é o oposto da verdade. Toda mentira é ruim. E nem toda mentira é igual. Algumas mentiras são contadas para prejudicar outra pessoa. Outras são contadas sob a pressão do momento, e às vezes uma criança mente para não passar vergonha ou para evitar uma punição.
A mentira nem sempre precisa ser verbal. Pode ser expressa também em ação, quer dizer, alguém pode viver em mentira.
Quanto mais cedo você corrigir o problema, melhor. “Falar a verdade, até nas piores situações, é algo que as crianças precisam aprender”, escreveu o Ph.D. em psicologia David Walsh. “Relacionamentos se baseiam na confiança, e a mentira faz você perder essa confiança.”
Mas não entre em pânico. Se seu filho mentiu, isso não significa que ele logo vai virar um delinquente. Algumas crianças fazem isso por mentir, talvez achando que essa seja uma maneira fácil de escapar do castigo. Mas a forma de você reagir a isso faz diferença.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
A educação de seus filhos não pode ser deixada ao acaso. Você precisa criar um plano, o que inclui discipliná-los quando necessário.
Tente descobrir por que seu filho está mentindo. Ele está com medo de ser castigado? Ele não quer desapontar você? Se ele costuma inventar histórias para impressionar os amigos, é porque ele não tem idade suficiente para entender a diferença entre realidade e fantasia? Se souber por que seu filho está mentindo, você vai poder corrigi-lo de maneira adequada.
Elogie quando a criança for honesta. As crianças costumam querer agradar aos pais, então, use isso para ajudar seu filho. Ele precisa entender que a honestidade é muito importante na família e, por isso, você espera que ele sempre fale a verdade.
Deixe claro para seu filho que mentir destrói a confiança e que, para recuperá-la, pode levar muito tempo. Elogie quando ele for honesto, pois isso vai incentivá-lo a continuar tendo essa atitude. Por exemplo, você poderia dizer: “Fico muito feliz quando você fala a verdade”.
Dê o exemplo. É claro que você não pode esperar que seu filho fale a verdade se ele ouve você dizer coisas, como “Diga que eu não estou em casa”, quando você não quer atender alguém ao telefone, ou “Hoje não vou trabalhar porque estou doente”, quando o que você quer é ficar em casa para descansar.
Não importa o que a gente faça se mentirmos isso só vai piorar as coisas. Também não é certo dizer apenas parte da verdade.
Os relacionamentos se baseiam na confiança. Quando duas pessoas confiam uma na outra, elas se sentem seguras. Assim também é com os filhos.
Disciplinar não envolve apenas castigo, mas também ajudar seus filhos a entender os motivos por trás de uma regra.
Por fim, lembre-se de que a mentira infantil é parte do aprendizado social e da construção dos valores da criança. Por isso, quanto mais conectado o adulto estiver a ela, mais rapidamente ela assimilará.