O sono é mais importante que o alimento

DORMIR pouco diminui a capacidade mental e causa déficit de memória, e alunos adolescentes. Há também uma relação entre a falta de sono nas crianças e nos adolescentes e os distúrbios de comportamento, a irritabilidade e a hiperatividade.

Toda pessoa precisa dormir para poder viver bem. O desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono, uma noite em claro traz efeitos devastadores como a coordenação motora prejudicada e a capacidade de raciocínio e memória rebaixada.

Hoje, milhões de pessoas têm dificuldades para dormir. Segundo o especialista brasileiro em sono, Rubens Reimão, uns 35% da população mundial sofrem de insônia.* O Dr. David Rapoport, do Centro de Estudos do Sono da Universidade de Nova York, diz que dormir mal “é uma das epidemias mais graves da virada do século”.

Há séculos sabe-se que uma boa noite de sono não acontece por acaso. Dormir bem depende de uma série de fatores além de apenas controlar a ansiedade e o estresse. São conhecidos coletivamente como higiene do sono.

Uma auto-análise franca pode determinar se o seu padrão de sono é saudável ou se você tem débito de sono. Os especialistas geralmente apontam as seguintes evidências de um sono saudável:

? É fácil pegar no sono sem recorrer a remédios. Você não se sente tão inquieto ou ansioso a ponto de não conseguir dormir.

? Você raramente desperta no meio da noite, mas quando isso acontece, logo consegue dormir de novo.

? Você acorda de forma natural por volta da mesma hora toda manhã e em geral não precisa de um despertador.

? Depois de levantar-se e começar suas atividades, você se sente acordado e razoavelmente alerta o dia inteiro.

AS CAUSAS PRINCIPAIS DA INSÔNIA

? MÉDICAS: mal de Alzheimer; apneia, bloqueio das vias aéreas superiores durante o sono; síndrome das pernas inquietas; mal de Parkinson; transtorno dos movimentos periódicos dos membros, movimentos acompanhados por despertares; asma; doenças cardíacas e gastrointestinais

? PSIQUIÁTRICAS: depressão, ansiedade, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático

? AMBIENTAIS: luz, barulho, calor, frio, colchão desconfortável, movimentos do cônjuge

? OUTRAS CAUSAS: abuso do álcool e de drogas, efeitos colaterais de certos remédios

O sono é mais importante do que o alimento. É mais importante do que o exercício. O sono controla os nossos hormônios, emoções e sistema imunológico.

Higiene do sono eficaz é um modo de vida. Dormir bem é garantia de uma vida saudável. 

Deixe um comentário