OS PACIENTES FALTAM. OS PACIENTES FALTAM ÀS CONSULTAS

Imagina sair de casa num dia de muito calor, condicionar uma manhã de trabalho para atender o paciente, e o paciente decide faltar à consulta e não avisa. Pior sua agenda lotada, com lista de espera e o paciente resolve faltar sem avisar.

Os pacientes faltam. Os pacientes faltam às consultas. Qualquer pessoa com um mínimo de experiência já aprendeu esta lição: os pacientes faltam às consultas.

O índice de faltas de pacientes a consultas com médicos especialistas chega a 30%, ou seja, três a cada dez agendamentos não são cumpridos.

Para uma melhor compreensão, por semana são agendadas várias consultas em varias especialidades e os pacientes não comparecem as consultas e nem avisam, seja ela no sistema publico, particular ou de convênios.

As razões que levam os pacientes a faltarem às consultas são variadas. Desde viagens, compromissos profissionais, distração ou pura e simplesmente falta de vontade. Paciente também tem uma vida atribulada, tem que resolver diversos problemas entre o trabalho e a família e, por mais importante que a consulta seja para o seu bem-estar, o dia e o horário marcado podem acabar passando despercebidos.

As faltas comprometem a programação para atendimento. A compreensão dos pacientes agendados que, caso não possa comparecer, basta comunicar. Isso permitirá que a vaga disponibilizada seja utilizada por outro paciente, dando maior celeridade aos atendimentos nas especialidades médicas e garantindo a antecipação e bem estar às pessoas que aguardam o agendamento.

É compreensível que o paciente precise faltar à consulta. Mas é uma falta de respeito pelo trabalho do profissional que o paciente não avise.

O paciente que falta a uma consulta por muitas vezes não tem a noção do quanto essa decisão afeta todo o planejamento da equipe. Outros pacientes que poderiam beneficiar-se com a antecipação do atendimento, fosse essa falta antevista, deixam de ter seu direito protegido, bem como a eficiência de marcações e tempo agendamento-consulta são influenciados de formas negativas.

Para combater isso é recomendado estimular uma cultura de compromisso na clínica. Ao marcar uma consulta, o paciente se compromete a estar lá no horário.

Deixe claro para seu paciente que você valoriza aquele momento e não está lá para desperdiçar tempo, nem o seu nem o dele.

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