Recuperar a confiança após uma traição

Se você passou por uma traição no relacionamento e nunca pensou que isto poderia acontecer e a partir daquele momento, você perdeu toda a confiança na relação. Acredito o quanto é dificil perdoar.

Devemos tentar compreender o quanto é dificil estabelecer novamente a confiança para quem foi traido. Pode Levar muitos anos para conseguir provar que está arrependido.

Todos temos o direito de escolher se divorciar ou não, após uma traição.

Se resolver não se divorciar e salvar seu casamento, algumas questões devem ser observadas, pois é muito mais do que apenas permanecer juntos.

 Por quê? Como vimos, a infidelidade destroi toda a confiança que existia entre casal. Visto que a confiança mútua é essencial para um casamento feliz, vocês teram muito trabalho pela frente.

Caso você e seu cônjuge estejam se esforçando para salvar seu casamento depois de algo tão grave como o adultério, sem dúvida estão diante de um enorme desafio. Os primeiros meses após a traição podem ser especialmente difíceis. Mas não desistam! Seu casamento pode ser salvo. Como? O que vocês podem fazer para recuperar a confiança?

Primeira atitude é : Sejam honestos um com o outro. Mentiras, meias-verdades e até mesmo o silêncio minam a confiança. Então, é preciso ser franco e honesto um com o outro.

De início, o clima talvez esteja pesado demais para vocês conversarem sobre a infidelidade. No entanto, mais cedo ou mais tarde, terão de falar com franqueza sobre isso. Pode ser que prefiram não entrar em detalhes, mas evitar o assunto não é bom.

No começo, pode ser extremamente difícil e desagradável falar sobre o que aconteceu. Pôr uma pedra no assunto, talvez não seja o ideal. A  falta de comunicação pode causar problemas. Evitar falar sobre a infedelidade pode causar mais desconfiança. A falta do dialogo pode atrapalhar no processo da cura. Sem dúvida, qualquer conversa sobre a traição será dolorosa.

Voce devem ter muitas perguntas. Como? Por quê? Sobre o que eles conversavam? Neste momento vocês devem estar emocionalmente fragilizados, pensando o tempo todo sobre o assunto, e quanto mais o tempo passa, mais coisas vocês querem saber. Entendo que às vezes as suas conversas vão acabar em brigas. Mas no final devem pedir desculpas. Essas conversas francas vão acabar aproximando mais um do outro.

Vocês devem procurar tornar as conversas menos tensas, lembrando sempre o objetivo principal não é punir seu cônjuge, mas sim aprender do que aconteceu e fortalecer o casamento.

TENTEM O SEGUINTE: Se foi você que traiu, não fique se justificando nem jogue a culpa em seu cônjuge. Assuma a responsabilidade por suas ações e pelo sofrimento que causou. Se você for a pessoa inocente, não grite com seu cônjuge nem use linguagem ofensiva. Por evitar esse tipo de comportamento, você vai incentivá-lo a continuar sendo franco.

Trabalhem em equipe.

Juntos, vocês podem combater a desconfiança que contaminou seu relacionamento. Mas os dois precisam estar determinados a salvar o casamento. Se você tentar lidar com o problema sozinho, poderá acabar criando outros problemas. Vocês precisam encarar um ao outro como parceiros. Comprometam-se a trabalhar em equipe para recuperar a confiança em seu casamento.

Mude seus hábitos.

Se foi você que traiu, talvez precise fazer mudanças em sua personalidade. Por exemplo, pode ser que goste de flertar ou seu jeito passe essa impressão, ou goste de fantasiar sobre relações românticas com outras pessoas. Se esse for o caso, desnude-se da velha personalidade com as suas práticas. Substitua hábitos antigos por hábitos novos que fortaleçam a confiança de seu cônjuge em você.

TENTEM O SEGUINTE: Perguntem um ao outro que coisas poderiam ajudá-los a recuperar a confiança. Façam uma lista dessas coisas e as coloquem em prática. Também incluam em sua rotina atividades que possam fazer juntos.

Saibam quando ir em frente.

Não se precipitem em achar que já é hora de agir como se tudo tivesse voltado ao normal. Se você for a pessoa inocente, dê a si mesmo tempo para perdoar por completo.  O mais provável é que o perdão e a confiança venha aos poucos.

Para restaurar o relacionamento, perdoe seu cônjuge e expresse esse perdão por compartilhar pensamentos e sentimentos íntimos com ele. Também lhe peça para contar suas alegrias e preocupações. Não alimente o ressentimento. Esforce-se para superá-lo. 

Com o tempo, quando sentirem que as mudanças necessárias em seu relacionamento já foram feitas, vocês passarão a ter um senso de segurança. Então, em vez de ficarem o tempo todo preocupados apenas em salvar o casamento, juntos poderão se concentrar em outros alvos. Mesmo assim, sempre reservem tempo para analisar seu progresso. Não se acomodem. Resolvam pequenos retrocessos e reafirmem seu compromisso um com o outro.

TENTEM O SEGUINTE: Não queiram fazer com que seu casamento volte a ser como era. Encarem a situação como uma oportunidade de construir um relacionamento novo e mais forte.

Deixe um comentário