O grande desafio dos pais é ter mais horas disponíveis do seu dia para investir no relacionamento com o seu filho. Essa costuma ser uma dor recorrente nos pais que tem uma rotina de trabalho muito atarefada. Porém, você não precisa se sentir culpado. Mais importante do que ter muitas horas disponíveis é ter um tempo de qualidade com os filhos.
Passar tempo com seu filho de qualidade é estar integralmente com ele, é ouvir o que ele diz, sem se preocupar com as noticias ou o celular.
Tempo de qualidade é dedicação, fazer coisas juntas, ensinar, aprender, fazer a lição de casa, abraçar, brincar, beijar, cair no chão. Atitudes simples podem ter grande significado.
Então faca pelo o menos uma refeição com seu filho, se não der no dia a dia, pelo o menos 01 vez na semana. Se você se organizar, você consegue.
Tenha um dia da família, separe um dia da semana específico para realizar alguma atividade em conjunto. Mas não tente manipular as atividades, deixe que as crianças sugiram e escolham o que fazer também. Assim, elas se sentirão ainda mais importantes.
Trabalhem em um projeto comum como, ensinar o seu filho montar um quebra-cabeça, completar um álbum de figurinhas, cozinhar um bolo ou até construir uma casa na árvore ou de caixa de papelão.
Envolva-os nas tarefas cotidianas, além de passar mais tempo com eles, você ainda os ensina a ser mais independentes. Lavar o carro, varrer o chão, limpar o banheiro, secar a louça, fazer compras, arrumar os brinquedos, todas essas são exemplos de tarefas que as crianças podem lhe ajudar a fazer.
Nem sempre é fácil encontrar esse tempo, mas ver a felicidade de seu filho e saber que você esta contribuindo para seu desenvolvimento vale cada minuto.