O que são Limites?
Vamos pensar que você é dono de uma propriedade, com alguns hectares. Nesta propriedade tem uma casa que possui janelas, portas e também uma cerca. Como proprietário, é sua responsabilidade zelar, cuidar e saber definir o que entra o que sai, ou quem permanece em seu espaço. O limite nos ajuda a saber o que é meu e o que é do outro.
Quando entendemos nossos limites deixamos de fazer a responsabilidade do que é do outro com ele, e passamos a nos responsabilizar por aquilo que é nosso. Quando não temos a clara noção de limites, invadimos o espaço do outro ou permitimos que nossa propriedade seja invadida pelo outro, causando problemas em nossas relações.
Respeitar nossos limites!
Limite é um ponto fundamental em qualquer área da vida.
Trabalho,
Relacionamento,
Amizade,
Financeiro,
Atividades física,
Administração do tempo,
Sono de qualidade,
Alimentação.
Reconhecer nossos limites é o primeiro passo em busca de qualidade de vida e saúde mental. Não existe um manual que vai lhe dizer quais são os seus limites. Somente você pode dizer o que gosta e o que não gosta, o que pra você está ok e o que precisa melhorar.
Limite é algo pessoal e individual. É preciso ter autoconhecimento para entender como me sinto, o que quero e o que não quero, o que preciso e o que não preciso ou o que estou buscando. O autoconhecimento nos permite legitimar quando a nossa resposta for SIM, e a não nos sentirmos culpados em dizer NÃO.
Disponível em: https://www.google.com/amp/s/blog.psicologiaviva.com.br/seus-limites/amp/